Apresentação

O PROJETO CHRONOS: Multimeios Aplicados à História Antiga e Medieval desenvolvido ao longo dos anos de 1995 a 2004, por um grupo de professores e alunos do curso de História da Universidade Federal do Paraná – UFPR, provou que a utilização de recursos multimídia são um importante recurso didático, dinamizador do processo de aprendizagem.

Contou com a participação de dezenas de alunos/bolsistas e professores, despertando o interesse de acadêmicos não só do curso de História como de outros cursos afins, formando um grupo interdisciplinar. Deixando claro que as possibilidades de trabalho são imensas, dada a amplitude e dos recorte temáticos.

O perfil característico dessa produção embora seja múltipla e eclética, torna possível destacar sua base erudita, seu vigor metodológico, a procura de coerência interna do trabalho, tradição de interdisciplinaridade, o cuidado de buscar o relacionamento constante entre a pesquisa e a reflexão teórica, fugindo dos esquemas e modelos pré-estabelecidos.

Toda essa postura acadêmica-científica foi ao longo dos anos alimentada com a participação ativa do seu corpo discente.  Através de programas desenvolvidos ora pela própria instituição, ora por outros agentes financiadores e incentivadores da pesquisa.

Os resultados alcançados pelo grupo de pesquisadores do PROJETO CHRONOS se consagrou a nível nacional e internacional.  Apontando avanços metodológicos, novas soluções dadas graças a diversidade de documentação de base, a revisão de técnicas, a análise dos trabalhos e a originalidade dos temas estudados aplicado a área de História Antiga e Medieval. Como resultado apresentou um banco de dados, além de subsídios didático-pedagógicos destinados ao ensino de 1º, 2º e 3º graus.  Composto de material informatizado contendo fontes originais, textos elaborados, mapas, imagens, análises, conhecimentos interessantes, bibliografia entre outras informações, com vistas a formar um banco de dados, que foi disponibilizado na Internet pelo sistema Geocities.

Para o grupo de pesquisadores que consolidou o Projeto Chronos é uma honra integrar os serviços e as pesquisas do NEMED, vindo a integrar o Projeto Pandora.