Projeto Pandora
Menu
Saltar para o conteúdo
Sobre o Projeto Pandora
Textos paradidáticos
Arte Medieval
As monarquias bárbaras
As mulheres
Castelos
Cristianismo ou Cristianimos?
O nascimento das universidades medievais: aspectos sobre a cultura de saber na Baixa Idade Média Ocidental
O Oriente Medieval em sala de aula
Pagãos e cristãos no séc. IV d.C
Poderes no Império Romano do Oriente
NEMED na escola
Apresentação
Lives
Textos de apoio
Algumas propostas de trabalho com fontes para alunos do 6° ano
Biblioteca Nacional e CPDOC: bases de auxílio para o ensino da História do Brasil republicano
Projeto Chronos
Apresentação
Artigos
Laboratórios
Jogos
Vinland Saga
Roteiros de aula
As Deusas-mãe – uma análise de Atena e Hera
Islamização da África ou africanização do Islã?
Mercadores: do surgimento à cultura
O conceito de santidade no séc. XIII , de acordo com a vida do Rei Fernando III
O Ocidente romano no século V
O protagonismo feminino no Império Bizantino a partir de Teodora
Slides
Textos de apoio
“Segure o amor com força e beba à saúde do possuidor da Dupla Glória”. A poesia andaluza em seu esplendor (século XI)
A última faraó do Egito: Cleópatra VII e o Egito Ptolomaico
Al-Qahirah: O Cairo
As interpretações da imagem de Joana D’arc
Cavaleiros Templários: Hibridismo social em meio a sociedade medieval Trifuncional
Clérigos vagantes e cultural medieval
Movimentos Cruzados: A Conquista de Lisboa (1147) no encontro entre as Cruzadas do Oriente e a Reconquista
Pesquisar por:
Projeto Chronos