Lives

  • Live I – Idade Média Ocidental (09 de julho)

Nesse encontro, o prof. dr. Carlos Eduardo Zlatic propõe trabalhar de forma lúdica a temática do Feudalismo na Educação Básica. Com o foco no 6º ano, o primeiro do Ensino Fundamental II, ele apresenta a proposta de um jogo: “Dominum: jogo pelo poder”, para que os(as) estudantes compreendam a dinâmica das relações feudo-vassálicas.

A conversa está disponível no canal do NEMED no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=lA8uWyl2u7g

A apresentação com as explicações, sugestões de fontes e referências bibliográficas, e folhas e impressão para o jogo estão disponíveis neste arquivo.

  • Live II – Antiguidade Greco-Romana (16 de julho)

A profa. dra. Janira Pohlmann discute a importância de estudar a Antiguidade e propõe materiais (textos, imagens e jogos) que podem ser utilizados pelos(as) professores(as) tanto em sua preparação quanto em suas aulas na Educação Básica.

A conversa está disponível no canal do NEMED no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=UynsiMgz8Xc

A apresentação com as sugestões de fontes e referências bibliográficas estão disponíveis neste arquivo.

  • Live III – África e Ásia pré-Modernas (23 de julho)

Nessa conversa, o prof. dr. Otávio Luiz Vieira Pinto discute alguns problemas da proposta da BNCC com relação à História da África e História da Ásia, e faz uma reflexão sobre como pensar os espaços não ocidentais sem esteriótipos. Segue com sugestões de leituras para a preparação dos(as) professores(as), comenta pontos importantes para a visão de um continente africano para além da subalternidade e sugere materiais que podem ser usados em sala de aula.

A conversa está disponível no canal do NEMED no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=U-C66o3F_XE

O link para o episódio do podcast História FM sobre Orientalismo:

https://open.spotify.com/episode/1YZ6Q8iTFQ2vsxi6BzuYuv?si=qxMjnoCBRRGX06edW0J_OA

A apresentação com as sugestões de fontes e referências bibliográficas estão disponíveis neste arquivo.