Apresentação

O “NEMED na escola” é um projeto idealizado pela profa. ma. Thais do Rosário e pelo prof. dr. Otávio Luiz Vieira Pinto, e conta com a participação dos demais membros do Núcleo de Estudos Mediterrânicos. O projeto tem como ponto de partida a consciência das dificuldades enfrentadas no ensino de História na Educação Básica, especialmente na temporalidade que abrange os períodos clássico, tardo-antigo e medieval.

O seu principal objetivo é estabelecer um diálogo entre a universidade e a Educação Básica, aprimorando nosso trabalho enquanto professores(as) e pesquisadores(as), com vistas à efetividade do processo de aprendizagem dos(as) alunos(as). Para tanto, destacamos a importância da reflexão sobre as práticas pedagógicas nas diferentes realidades escolares brasileiras, e, também, de novas propostas que estejam em conformidade com o estado da arte das pesquisas acadêmicas.

O primeiro evento do projeto ocorreu em julho de 2020 e contou com a colaboração de professores(as) e estudantes de licenciatura que, por meio de um formulário aberto no Google, enviaram-nos perguntas e comentários a respeito de suas maiores dificuldades com o ensino de História Antiga, Tardo-Antiga e Medieval. Com base nas mensagens recebidas e pensando as determinações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o prof. dr. Carlos Eduardo Zlatic (UFPR), a profa. dra. Janira Pohlmann (UNESP – Franca) e o prof. dr. Otávio Luiz Vieira Pinto (UFPR) elaboraram suas falas, respectivamente, sobre Idade Média Ocidental, Antiguidade Greco-Romana e África e Ásia pré-Modernas.