Sobre o Projeto Pandora

O Projeto Pandora, vinculado ao Núcleo de Estudos Mediterrânicos (NEMED) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), foi criado em 2014 como um subprojeto do projeto universal intitulado “Identidades e Fronteiras perspectivas historiográficas para o estudo das relações políticas e culturais no medievo ibérico” (MCTI/CNPq 014/2013). Seu objetivo inicial foi promover o desenvolvimento de materiais paradidáticos para a Educação Básica, proposta desenvolvida com parceria e constante diálogo com o corpo docente de História do Colégio Estadual do Paraná.

A primeira fase teve início com seis doutorandos(as) do Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIS) que reuniram temas de História Antiga e Medieval pertinentes, mas pouco trabalhados pelos livros didáticos, elaboraram suas propostas de materiais e as apresentaram em um projeto de extensão realizado no dia 29 de julho de 2014. O evento contou com a presença de professores(as) da rede estadual das áreas de História, Filosofia, Geografia, profissionais de Pedagogia, além de discentes da graduação e da pós-graduação em História da UFPR. Nesse dia, os(as) doutorandos(as) apresentaram as suas propostas, que visavam a problematização de temas e o uso de mapas históricos, imagens e biografias de personagens como ferramentas em sala de aula e, também, uma discussão de conceitos e termos próprios aos mundos antigo e medieval. Também ouviram as sugestões dos(as) demais participantes e, em função delas, reorganizaram os trabalhos apresentados.

A segunda fase do projeto foi a exposição dessas atualizações já no esboço da plataforma digital integrada e aconteceu  no Colégio Estadual do Paraná no dia 02 de dezembro de 2014. A proposta dessa plataforma foi muito bem acolhida pelos(as) profissionais ali presentes, que sugeriram modificações para o seu aprimoramento. Algumas alterações foram realizadas e, no final de novembro de 2015, a plataforma foi implementada e passou a estar disponível para consulta gratuita dos(as) docentes na página: http://nemed.he.com.br/. Esses textos podem ser acessados na aba Textos paradidáticos.

Reconhecendo a relevância da plataforma para o ensino de História, o material disponível ao público foi ampliado com a incorporação das propostas e experiências de ensino desenvolvidas pelos graduandos em História da UFPR no âmbito da disciplina Laboratório de Pesquisa e Ensino. Esse recurso encontra-se disponível na aba Laboratórios.

Em julho de 2020, com a introdução do projeto NEMED na Escola, teve início uma terceira fase do Projeto Pandora, que, atualmente, promove a disponibilização de materiais e recursos paradidáticos voltados aos diversos períodos históricos, da Antiguidade à Contemporaneidade. Esses materiais são elaborados por discentes e docentes membros do NEMED e têm como objetivo contribuir com a atuação de professores(as) da Educação Básica em sala de aula. Esse material está disponível na aba NEMED na escola.

Por fim, cabe destacar a disponibilização de materiais produzidos no âmbito do Projeto Chronos (1995-2004) por professores e alunos do curso de graduação em História da Universidade Federal do Paraná. Reconhecendo a relevância de recursos multimídia no âmbito didático do processo de ensino-aprendizagem, tais materiais também passaram a integrar o Projeto Pandora e estão disponíveis na aba Projeto Chronos.

 

Organizadores(as):

Profa. Dra. Fátima Regina Fernandes (NEMED/UFPR/CNPq), coordenadora.

Profa. Dra. Janira Feliciano Pohlmann, vice-coordenadora.

Dra. Eliane Veríssimo de Santana.

Dra. Elaine Cristina Senko.

Dr. Carlos Eduardo Zlatic.

Dr. Danilo Medeiros Gazzotti.

Dr. Luiz Otávio Vieira Pinto.

Ma. Thais do Rosário.

Me. Lucas Augusto T. da Silva.

cnpqnemed