Projeto Universal MCTI/CNPq 014/2013

Identidades e Fronteiras perspectivas historiográficas para o estudo das relações políticas e culturais no medievo ibérico

O projeto Identidades e Fronteiras congrega os pesquisadores e discentes vinculados ao NEMED e tem como uma de suas premissas ampliar a parceria já existente com outros centros e laboratórios de pesquisa brasileiros e do exterior que promovem um debate qualificado sobre o mesmo eixo conceitual das identidades e das fronteiras. Esta conexão apresenta-se rica e frutífera de resultados e iniciativas com a possibilidade de publicações conjuntas levando o âmbito do projeto inicial a um potencial envolvimento com outros centros de pesquisa que desenvolvem temas afins. As visões confrontadas de uma historiografia sul-americana e europeia, especialmente a espanhola e a francesa, sobre as realidades ibéricas medievais traz um debate com grande potencialidade de ineditismo e revisão historiográfica de temas e conceitos a partir de problemáticas ligadas ao mundo atual.

Projeto Pandora: desenvolvimento de materiais paradidáticos pelos doutorandos para uso dos professores de ensino fundamental e médio e realização de workshop para divulgação e ensaio da eficácia de utilização com alunos e discentes do ensino público em escola de Curitiba. Posterior disponibilização destes materiais no site do NEMED a todos os interessados. Contribuir para o desenvolvimento social do país, promovendo a popularização das Ciências Humanas no Brasil e a produção de material didático na área e o ensino do tratamento de conteúdos digitais na internet para apoio a professores e estudantes da área de Humanas em temas transversais como este das Identidades e fronteiras.