II Semana de Estudos do Medievo Oriental

II SEMANA DE ESTUDOS DO MEDIEVO ORIENTAL

 

 

Entre 29 de fevereiro e 2 de março de 2012 aconteceu a II Semana de Estudos do Medievo Oriental, dedicada ao Islã, promovida pelo NEMED. O evento contou com a participação de eminentes convidados externos à UFPR, como o Prof. Dr. Jamil Iskandar de Filosofia Medieval Islâmica da UNIFESP e Beatriz Bissio de Ciências Políticas da UFRJ; incluiu lançamento de livro, Ibn Khaldun: vida e trajetória de um historiador islâmico medieval da Profa. Ms. Elaine Cristina Senko, doutoranda do PGHIS; exibição do filme Persépolis (2007) e debates em todos os dias, a partir dos temas levantados nas palestras. Aderiram à iniciativa não só membros docentes e discentes do NEMED, como também músicos profissionais, que se apresentaram no encerramento da Semana, e os professores do DEHIS Rosane Kaminski e Pedro Plaza Pinto, que enriqueceram o debate do filme.

O NEMED agradece o amplo interesse da comunidade em geral (acadêmica ou não), responsável pela lotação completa da sala Homero de Barros e pelo sucesso do evento!

Profa. Dra. Marcella Lopes Guimarães
Coordenadora da II Semana de Estudos do Medievo Oriental

Lançamento de livro:
A Idade Média – Entre a História e a Historiografia

A Idade Média “Entre a História e a Historiografia” faz parte de um projeto maior dedicado à divulgação da produção acadêmica voltada ao debate sobre as relações entre a historiografia e o estudo das fontes. Este livro representa uma pequena parte deste diálogo entre o historiador e suas fontes. O medievalismo, mesmo tendo seu campo e método de abordagem próprio, não pode fugir aos desafios apresentados pela historiografia atual, extremamente preocupada em reavaliar sua prática estabelecendo um forte rigor interpretativo. As fontes de pesquisa aqui utilizadas refletem uma variedade de possibilidades de trabalho e de enfoques que podem ser construídos a partir da análise direta dos documentos. Esta publicação é resultado dos debates sobre esta temática, presentes no I Colóquio Internacional de Estudos Medievais, realizado na PUC-Go em abril de 2011.
II Semana de Estudos do Medievo Oriental

– 29 de fevereiro (14h-17h) Palestra sobre “Filosofia entre os árabes, o caso de Avicena”, ministrada pelo Professor Doutor Jamil Iskandar (UNIFESP) e debate; lançamento do livro de estréia “Ibn Khaldun, vida e trajetória de um historiador islâmico medieval” de Elaine Cristina Senko.

– 01 de março (10h-12h) Palestra sobre o “Islã Medieval” ministrada pela Professora Doutora Beatriz Juana Bissio (UFRJ); (14h-17h) Palestra “A Primavera Árabe” ministrada pela Professora Doutora Beatriz Juana Bissio (UFRJ).

– 02 de março (14h-18h) Exibição do filme Persépolis (Marjane Satrapi, 2007), debate e encerramento musical com Mateus Sokolowski e Ana Paula Peters.

Inscrições gratuitas de 05 a 29 de fevereiro pelo e-mail solicitando sua FICHA DE INSCRIÇÃO: semanaoriente2@hotmail.com

50 vagas no total com emissão de certificado (com 90% de participação).

Reitoria UFPR: Sala Homero de Barros, 1 andar, Prédio D. Pedro I

Coordenação do Evento:
Professora Doutora Marcella Lopes Guimarães (UFPR)

Realização:
PPGHIS UFPR e NEMED (Núcleo de Estudos Mediterrânicos)