I Seminário franco-brasileiro NEMED (UFPR) / CESCM (Universidade de Poitiers): Identidades e fronteiras na Península Ibérica medieval.

I Seminário franco-brasileiro NEMED (UFPR) / CESCM (Universidade de Poitiers): Identidades e fronteiras na Península Ibérica medieval.

O I Seminário franco-brasileiro NEMED ( UFPR) / CESCM ( Université de Poitiers) reunindo representantes destes dois núcleos de pesquisa transcorreu com grande sucesso no espaço do Círculo de Estudos Bandeirantes consolidando parceria com a PUCPR. Os pesquisadores convidados Profs. Drs. Stéphane Boissellier, François Clément, Charles Garcia e Vincent Debiais apresentaram suas pesquisas submetidas ao eixo do encontro, Identidades e fronteiras na Península Ibérica Medieval cujos trabalhos foram debatidos pelos Profs. Drs. Marcella Lopes Guimarães, Renan Frighetto e Fátima Regina Fernandes. Uma iniciativa que consagra a parceria do Núcleo de Estudos Mediterrânicos (NEMED) da UFPR, anfitriã do evento com o Centre d’Études Supérieures de Civilisation Médiévale (CESCM) da Universidade de Poitiers, núcleo de origem dos medievalistas convidados.

 

PROGRAMA
19/08/2011 (8:00-12:00hs) – Mesa redonda I
Título: Identidades construídas. Uma mão para dois escritos: reflexões sobre a noção de estilo gráfico como construção identitária.
Mediadores/ Debatedores:
Profa. Dra. Fátima Regina Fernandes (NEMED–UFPR)
Profa. Dra. Marcella Lopes Guimarães (NEMED-UFPR)
Prof. Dr. Renan Frighetto (NEMED-UFPR)
Expositores:
Prof. Dr. Stéphane Boissellier (Université de Poitiers- CESCM). A construção identitária do reino português: o papel da língua ”nacional”. (português)
Prof. Dr. Thomas Deswarte (CESCM): O trabalho de um computista: as interpolações de Arias no Antifonário da catedral de Leon (cod.8). (espanhol)
Prof. Dr. Vincent Debiais (CESCM): As glosas interlineares nos poemas de Ekkehart IV de Saint-Gall (St. Gallen, Stifts-Bibliothek, ms.393). (espanhol)
19/08/2011 (14:00-18:00 hs)- Mesa redonda II
Título: Fronteiras e identidades.
Mediadores/ Debatedores:
Profa. Dra. Fátima Regina Fernandes (NEMED–UFPR)
Profa. Dra. Marcella Lopes Guimarães (NEMED-UFPR)
Prof. Dr. Renan Frighetto (NEMED-UFPR)
Expositores/ Debatedores:
Prof. Dr. Charles Garcia ( Université de Poitiers- CESCM). Da fronteira sonhada à fronteira conquistada, quando o reino de Leon alcançou o Guadiana. (espanhol)
Prof. Dr. François Clement ( Université de Nantes- CESCM) . Quem são os Ifranj das fontes arabo-andaluzes ? (francês)
Prof. Dr. Stéphane Boissellier (Université de Poitiers- CESCM). A territorialização das fronteiras cristiano-muçulmanas no Mediterrâneo medieval ( Península Ibérica e Terra Santa). (português)
19/08/2011 (19:30hs) – Sessão de encerramento
Palestra do Prof. Dr. Stéphane Boissellier e debate sobre História Medieval e os desafios da contemporaneidade na França com os outros convidados no auditório da PUC Campus Prado Velho.

 

Vídeos:
I Seminário Franco-Brasileiro NEMED-CESCM
Debate no I Seminário Franco-Brasileiro NEMED-CESCM.